sexta-feira, novembro 28, 2008

Encontroversas






A CERCIPENICHE – Cooperativa de Educação e Reabilitação para os Cidadãos Inadaptados – completou a 12 de Outubro, um ciclo de eventos que comemoram os trinta anos da sua existência. Esta efeméride tem obviamente um significado especial para todos quantos têm acompanhado a evolução desta organização e o trabalho que têm vindo a desenvolver em prol das pessoas com deficiência ou com outro tipo de problemas de inserção.


Hoje estive presente num evento denominado "EnConTroVersas". Um encontro com a duração de dois dias ( 27 e 28 de Novembro, no Instituto Superior de Técnologias do mar – IPL)
Deparei-me com um espaço diferente, um encontro de conversas inacabadas, onde foi possivel trocar histórias e partilhar significados, fora das lógicas formais a que normalmente obedecem neste tipo de eventos , em alternativa, um encontrei um espaço aberto à discussão, onde a conversa e a controvérsia se fundiram.
Neste primeiro dia falou-se de coisas sérias como o Direito e os Direitos, a Ética, a Diferença e a Indiferença, a Normalidade, o Género.
Foram convidados um conjunto de personalidades de diferentes áreas que, independentemente das competências e conhecimentos que possam ter, estiveram presentes como cidadãos informados e publicamente reconhecidos e acreditados.
Deixo aqui alguns dos nomes que estiveram presentes nestas conversas:
Presidente da Cercipeniche- Rogério Cação
Presidente do Instituto Politécnico de Leiria- Júlio Coelho
Presidente da Fenacerci- Mário Aboim
Juiz Desembargador- Clemente Lima
Juiz de Direito- Isabel Batista
Professor da ES de artes e design de Caldas da Rainha- João Bonifácio Serra
Presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social- Mário Aboim
Actiz- Amélia Videira
Actor com trissomia 21- António Coutinho
Actor , encenador- Francisco Brás
Médico Pediatra e Director Clinico de Diferenças- Miguel Palha
Cantora e Intérprete de Lingua Gestual- Paula Teixeira
Fundador das associações Opus Gaye Vidas Alternativas- António Serzedelo
Socióloga na Comissão para a cidadania e Igualdade de Género- Isabel Elias
Advogada e Política – Odete Santos

E amanhã, dia 28, estarão presentes também nomes bem conhecidos como :
* Francisco Madelinho ( Presidente do Instituto de Emprego e Formaçao Profissional)
* José Morgado ( Professor Universitário no Instituto Superior de Psicologia Aplicada)
* Luis Capucha ( Presidente da Agência Nacional para a Qualificação)
* Adelaide de Sousa ( Apresentadora de Tv)
* Bibá Pitta ( Realções Públicas)
* Coronel Costa Braz ( presidente do Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência)
* Daniel Serrão ( professor no Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa)
* Miguel Melo ( Actor)
* Luis Filipe Borges ( Guionista)
* Rui Marques ( Presidente do Movimento Esperança Portugal)







Ainda em fase de restauração...



No dia da inauguração 28/ 11/ 08


E Para Finalizar o evento e as comemorações do 30º aniversário da Cercipeniche, pelas 16h30, a inauguração do Moinho da Fialha, em Peniche. Este Moinho foi recuperado pela Empresa Arte ao Vento. O chamado Moinho da Fialha, para além de ter moído ao longo dos anos trigo rijo e farinha em rama, também desempenhou, nos seus últimos anos de actividade, um importante papel ao moer enxofre, para ser aplicado a fim de evitar a filoxera.
Este espaço será agora utilizado para o desenvolvimento de projectos educativos junto da comunidade e da promoção da sua inserção turística.
No mesmo terreno está ainda projectada a construção de uma estrutura de apoio ao Moinho. Esta estrutura é composta por uma loja, duas instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, uma cozinha e compartimentos para arrumos. Este espaço será composto por um espaço de recepção e ponto de venda, informação e centro de recursos com a seguinte oferta de produtos e serviços: recepção de público, informações turísticas e culturais, informação sobre Moinhos, realização de visitas guiadas ao Moinho de Vento com destaque para escolas, e outras artes e ofícios tradicionais da região. Neste espaço estarão também à venda produtos artesanais realizados por pessoas com deficiência na instituição, bem como farinhas produzidas pelo Moinho.
Uma visita a este espaço será sobretudo, uma viagem ao conhecimento de uma das memórias rurais da herança cultural da região Oeste e em particular do Concelho de Peniche.

Muitos Parabéns à Cercipeniche pelos 30 anos ao serviço daqueles que apesar das diferenças são seres humanos capazes e importantes na sociedade que merecem a luta pela igualdade de opotunidades... ou oportunidade de igualdades !

Parabéns também pela dimensão deste encontro e pela forma que foi organizado, conduzido e dinamizado!!

Um bem haja a todos !!

1 comentário:

Anónimo disse...

Um grande muito obrigado pela fotografia deste moinho recuperado...fiz essa pergunta a tempos num blogg e nao recebi a resposta..a recuperacao deste moinho deve ter comecado no principio do mes de junho pois estava de visita a Peniche vindo da Africa do sul de ferias...
Abraco