quinta-feira, agosto 25, 2011

Cuidados com o umbigo do bebé







Após o nascimento, o profissional de saúde que assiste ao parto corta o cordão umbilical que manteve o bebé unido à mãe. O pedaço que fica prende-se com uma pinça de plástico até que se solte, entre 7º eo 14º dia de vida, deixando o umbigo à vista. Até que isto aconteça, é preciso limpar a zona com cuidado, procurar mantê-la seca e evitar movimentos bruscos que possam partir o cordão. Ao mínimo sinal de infecção (secreção amarelada, pele vermelha à volta do cordão, mau cheiro…) ou se não cai até às três semanas, convém consultar o pediatra.

Uma higiene correcta do cordão umbilical favorece a sua queda e cicatrização. Convém lavar o cordão umbilical duas vezes por dia. Um bom momento para o fazer é depois da higiene ou do banho (não está contra-indicado desde que se seque bem a barriga. Antes de começar, devemos comprovar que temos à mão tudo o necessário. Não se pode deixar o bebé sozinho um só instante.

Como deverá fazer a limpeza do umbigo do bebé:1.A limpeza pode fazer-se com água a sabonete liquido neutro. Com álcool a 70% ou com clorohexidina. Não deve usar lodopovidona (por exemplo, betadine) porque contém iodo, que se absorve através da pele e pode alterar os resultados do teste do pezinho.
2.Empapamos com água e sabonete uma esponja ou uma gaze esterilizada e passamo-la com cuidado sobre o cordão, com movimentos de cima para baixo. Com a mão que fica livre seguramos a pinça, para limpar bem a zona que rodeia o umbigo.
3.Submergimos uma gaze esterilizada na água e passamos pela pele ensaboada dando pequenos toques. Não nos esqueçamos de enxaguar a união do cordão com a pele.
4.Com outra gaze secamos o cordão até ficar sem humidade. Depois de cair, há que manter os cuidados durante uns dias, sobretudo secar bem a ferida depois do banho, para favorecer a cicatrização.
5.Deve-se deixar o bebé sem fralda algum tempo para o umbigo secar ao ar. Não se devem pôr faixas à volta da barriga; se for preciso, coloca-se uma gaze em cima do cordão. Para não se molhar com a urina, convém deixá-lo fora da fralda.

Sem comentários: